Transtorno de Ansiedade: conheça os sinais, tratamentos e saiba o que fazer

Transtorno de Ansiedade: conheça os sinais, tratamentos e saiba o que fazer

As mudanças de comportamento de crianças e adolescentes podem ser os primeiros sinais de sérios transtornos psicológicos.

As mudanças de comportamento de crianças e adolescentes podem ser os primeiros sinais de sérios transtornos psicológicos. Conheça os sinais, tratamentos e saiba o que fazer quando a criança é diagnosticada com Transtorno de Ansiedade

TRANSTORNO DE ANSIEDADE

Fique de olho nos sinais

Crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade costumam apresentar alguns sintomas em comum:

No corpo...
*Tensão e dor muscular
*Dores de cabeça
*Diarreia, prisão de ventre, dor de barriga ou vômitos
*Falta de ar ou respiração irregular
*Sudorese
*Tremor nas extremidades

No comportamento...
*Agitação, irritabilidade ou agressividade
*Insônia, pesadelos, terrores noturnos ou dificuldade para dormir
*Falta de concentração
*Inquietação
*Medo de que algo ruim irá acontecer
*Preocupação excessiva

Como os pais podem ajudar
*Mantenha uma rotina: a regularidade na hora de dormir, comer e realizar tarefas diárias ajuda a dar segurança à criança.
*Não exija demais: crianças devem ter tempo para brincar, para dormir e para \"fazer nada\". *Atividades extras são boas, mas o excesso delas pode levar ao estresse.
*Escute e converse: não subestime os medos de seu filho, nem diga que são \"besteiras\". Encoraje a criança a compartilhar os pensamentos e, juntos, tentem entender o que significam.
*Mantenha hábitos saudáveis: estimule a criança a se exercitar, comer bem e dormir. Isso ajuda a melhorar o humor e previne doenças.
*Brinque e simplifique: divirta-se com a criança, seja por meio de brinquedos, músicas, leituras, ou apenas ficando um tempo junto a ela.

O que fazer
Pais devem procurar auxiliar a criança a nomear seus sentimentos, a reconhecer o problema e a falar sobre os sintomas. Caso a conversa e a atenção não diminuam a ansiedade, é recomendável buscar a avaliação de um profissional de saúde mental, de acordo com a psicóloga Carolina Schneider Silva. Uma avaliação com o pediatra pode ser o começo da busca de ajuda. Caso o quadro de ansiedade seja comprovado, a criança inicia a terapia. Nesse caso, pais também serão envolvidos e orientados sobre
como agir.

O tratamento
O tratamento vai depender da forma e da intensidade que a ansiedade se apresentar. As modalidades indicadas incluem psicoterapia associada ou não ao uso de medicações. O tratamento deve incluir, também, a participação da família, que será fundamental para a melhora da criança, uma vez que pode ajudar a reforçar as competências dela, aumentando sua autoestima.


Fonte: ZH

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2015/07/transtorno-de-ansiedade-conheca-os-sinais-tratamentos-e-saiba-o-que-fazer-4804089.html