Acupuntura Clássica
Auriculoterapia
Acupuntura Emocional ou EFT
A acupuntura clássica consiste na busca do equilíbrio energético do corpo através do estímulo de pontos específicos – canais de energia – promovendo a liberação de neurotransmissores e assim, regulando o organismo, auxiliando na cura, aliviando dores, promovendo bem estar geral.
Os primeiros acupunturistas usavam agulhas feitas de pedras e ossos e posteriormente começaram a criar agulhas de metal como o bronze, ouro e prata. Originariamente havia apenas 365 pontos no corpo, cada um referente a um dia do ano, sendo que hoje esse número ultrapassa 2 mil pontos.
Nas últimas décadas a acupuntura ganhou mais impulso e credibilidade através de diretrizes oficiais que regem sua utilização por profissionais capacitados, sendo reconhecida por 8 Conselhos Federais de Saúde como especialidade.
A OMS - Organização Mundial da Saúde, em 1979, editou uma lista com 41 doenças que apresentam excelentes resultados com o tratamento de acupuntura, hoje esse número já chega a 147 doenças onde constam afecções físicas, os distúrbios orgânicos, as desordens mentais e psicossomáticas, as condições específicas dos homens, mulheres e crianças, e os problemas relacionados ao tratamento de câncer, cirurgias e dependência química.
Não existem contra-indicações ou reações adversas ao atendimento em acupuntura. Pode ser usada como método principal ou complementar a outras técnicas, dependendo da alteração ou enfermidade.
A auriculoterapia também chamada de auriculopuntura ou terapia auricular é um microssistema da acupuntura onde os pontos estão relacionados com órgãos e membros do corpo humano.
A estimulação destes pontos auxilia no equilíbrio energético e assim, no normal funcionamento do organismo. É um método terapêutico que utiliza a orelha para avaliar e tratar alterações orgânicas e emocionais, bem como dores em geral. A vasta inervação do pavilhão auricular tem relação direta nos resultados terapêuticos.
É de origem chinesa existente há aproximadamente 5000 anos. Existem em torno de 200 pontos auriculares que podem ser estimulados através de agulhinhas, sementes ou laser.
A acupuntura emocional é uma combinação dos conhecimentos milenares da acupuntura associada a conhecimentos modernos da psicologia energética.
O método consiste no desbloqueio dos canais energéticos, que são chamados de meridianos, enquanto o indivíduo se sintoniza em um problema emocional ou físico. Estes são os mesmos meridianos estudados pela acupuntura e pode-se dizer que a EFT é uma “versão emocional” desta outra técnica, sem, no entanto, precisar do uso de qualquer tipo de agulha.
O desbloqueio é realizado através de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais dos meridianos, enquanto o paciente está sintonizado no problema através da repetição de frases lembretes (frases que trazem a tona os sentimentos negativos que precisam ser trabalhados, e indicam ao sistema energético o que está sendo tratado). Este processo é simples, porém muito poderoso, trazendo resultados profundos e duradouros.
Na EFT as emoções negativas estão ligadas a uma interrupção no fluxo energético do nosso sistema, e, uma vez que este fluxo seja restabelecido, o sentimento negativo desaparece. A EFT é talvez a técnica mais eficaz que existe para restabelecer este fluxo, e é por isso que os resultados são bem expressivos.